genitale wratten

Verrugas genitais: O que são e como nos podemos livrar delas?

As verrugas genitais são uma doença sexualmente transmissível (DST) que é facilmente reconhecida, porque as verrugas se desenvolvem à volta  do ânus ou dos órgãos genitais. Estas verrugas também são conhecidas como “verrugas venéreas”, “condilomas” ou condilomas acuminados. Estas verrugas são sexualmente transmitidas e são causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV).

As verrugas podem ocorrer em qualquer parte do seu corpo sendo causadas por vários vírus. Falamos de verrugas genitais quando estas ocorrem na zona púbica. São então causados pelo papilomavírus humano, ou HPV.

Depois da clamídia, o HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum em Portugal. Pode demorar entre um a três meses para aparecerem verrugas quando se está infetado com o vírus HPV, mas também pode demorar mais tempo. Algumas pessoas têm HPV, mas não têm verrugas genitais.

O HPV não é normalmente perigoso. Pode não reparar, mas há formas que podem causar cancro do útero, do ânus ou da garganta anos mais tarde.

Quais são os sintomas das verrugas genitais?

O Papilomavírus Humano, como muitas outras DSTs, nem sempre é visível, mas quando os sintomas aparecem, está sempre na zona púbica. Nas mulheres, as verrugas crescem no interior e no exterior da vagina, no colo do útero ou à volta do ânus. Nos homens, crescem na ponta do pénis, no escroto e à volta do ânus.

Alguém que não tenha verrugas, mas que esteja infetado com HPV, deve ainda assim ser tratado para as verrugas, porque não se sabe se elas aparecerão mais tarde.

Infelizmente, as verrugas genitais têm um período de incubação de uma semana a um ano e são altamente contagiosas. Isto significa que alguém pode ser um portador inconsciente e infetar outros. O contato sexual nem sequer é necessário para isso, o HPV também pode ser transmitido a apertar as mãos. Segundo os especialistas, 60% dos Portugueses transportam HPV com eles. Felizmente, nem todos os portadores desenvolvem verrugas genitais.

Benigno, mas irritante

Estas verrugas, como a verruga comum, são benignas. Não prejudicam a saúde. No entanto, são muito irritantes. Ao contrário das verrugas comuns, as verrugas genitais não desaparecem por si mesmas. Estas verrugas são muito persistentes.

O médico pode facilmente diagnosticar as verrugas genitais e sugerir o tratamento. Este tratamento combate as verrugas, mas não as cura. As verrugas podem voltar, embora, geralmente um tratamento as impeça de voltar.

As verrugas genitais são evitáveis?

As verrugas genitais são causadas em 90% dos casos pelo HPV tipo 6 e HPV 11. Em Portugal, todas as meninas e meninos no 10º ano de vida recebem uma vacinação contra o HPV. A vacina utilizada, Cervarix, visa o HPV 16 e 18, e ajuda a prevenir o cancro do colo do útero, mas também parece funcionar contra as verrugas genitais.

Existe outra vacina, a Gardasil, eficaz contra um grande número de variantes do HPV. Não só o HPV 16 e 18, mas também as variantes 6 e 11. Esta vacina, portanto, também funciona preventivamente contra estas verrugas. No entanto, a vacina não oferece nenhuma garantia. Pesquisas na Inglaterra e na Dinamarca mostraram que a vacinação leva a uma clara diminuição do número de casos de verrugas genitais, mas a prevenção completa desta doença venérea ainda não é possível. O estudo dinamarquês conclui:“A forte e significativa redução na incidência de verrugas genitais entre as raparigas vacinadas é uma indicação de um efeito precoce e generalizado do programa nacional de vacinação contra o HPV e pode ser um preditor de um efeito igual no cancro do colo do útero”.

É possível receber a vacinação contra o HPV voluntariamente, também como um adulto.

O que fazer nas verrugas genitais

Se tem, ou suspeita de ter, verrugas genitais, visite sempre o seu médico. Siga atentamente o tratamento prescrito.

Seja aberto sobre a condição em relação ao seu parceiro (sexual), mesmo que use preservativo. Um preservativo não oferece 100% de proteção contra infeções. A auto-contaminação também é possível, o que torna o problema ainda pior. De um ponto de vista médico, a abstinência sexual é melhor.

Lave sempre bem as mãos após visitar a casa de banho, caso contrário o vírus pode ser transmitido à mão.

Tratamentos contra as verrugas genitais

Há vários tratamentos possíveis contra as verrugas genitais. Alguns medicamentos estimulam o sistema imunológico, outros contêm um calicida. Medicamentos bem conhecidos contra as verrugas genitais são Aldara, Wartec e Condyline.

Vários tratamentos só podem ser realizados por um médico, como o médico de clínica geral ou o especialista em DST. É possível queimar as verrugas genitais com um ácido, laser, COou frio extremo. Estes tratamentos são muito eficazes, mas também muito dolorosos. Em casos graves é por vezes escolhido um procedimento cirúrgico.

Nem todos os tratamentos precisam ser realizados na clínica de DST ou no consultório do médico. Há também uma série de medicamentos que podem ser usados em casa..

Aldara

Aldara é um creme (para uso externo) que ajuda o sistema de defesa natural do corpo a produzir naturalmente anticorpos que combatem as verrugas genitais. Este medicamento contém o princípio ativo imiquimod. Também contém ácido sosteárico, álcool benzílico, álcool cetílico, álcool esteárico, parafina branca suave, polissorbato 60, estearato de sorbitano, glicerol, hidroxibenzoato de metilo (E218), hidroxibenzoato de propilo (E216), goma xantana, água purificada.

Se é portador de HIV, bem como de verrugas genitais, Aldara é menos eficaz. Discuta sempre isto com o seu médico.

Em caso de contacto sexual, é importante aplicar o creme depois. Pode danificar os preservativos. Aldara também não ajuda a prevenir a transmissão de verrugas genitais.

Condyline

Condyline é uma substância que deve ser aplicada com um bastão de plástico exatamente nas verrugas genitais. O produto contém podofilotoxina, um agente destruidor de células que mata as verrugas. Também contém ácido láctico, lactato de sódio e álcool.

Depois de ser aplicado, deve ter tempo para matar. Isto evita que o Condylin se espalhe e chegue à pele saudável, onde pode irritar fortemente ou causar úlceras. Ao aplicar vaselina, pomada de zinco ou outro creme neutro na pele saudável, pode protegê-la de irritações.

Wartec

Tal como o Condyline, Wartec contém podofilotoxina como substância ativa. Wartec é um creme suave e branco que deve ser aplicado de manhã e à noite (com um intervalo de 12 horas). Wartec é aplicado por três dias consecutivos, seguidos de um período de descanso de quatro dias. Durante este tempo, nenhum outro produto pode ser usado contra as verrugas genitais. Uma cura com Wartec leva, portanto, um total de 7 dias.

Após o segundo ou terceiro dia, o efeito do medicamento será perceptível. Uma ligeira irritação será sentida na área tratada. Tenha cuidado com a pele saudável, porque Wartec pode causar irritações e reações cutâneas.

As verrugas genitais nem sempre desaparecem após a primeira semana. Portanto, a cura pode ser repetida. Também com a segunda cura Wartec é aplicada às verrugas nos primeiros três dias da manhã e à noite, após os quais não é utilizada durante 4 dias.

Tenha cuidado com o uso de múltiplos recursos

Também toma outros medicamentos? Então consulte um médico. Nunca use Wartec e Condyline em simultâneo. Estes medicamentos contêm o mesmo princípio ativo e, portanto, não devem ser aplicados concomitantemente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho