Febre dos fenos. O que é? Sintomas e medicação

Febre dos fenos. Mal se consegue contorná-lo na Primavera e no Verão. Todos conhecem alguém que sofre de febre dos fenos ou que eles próprios sofrem dela. A febre dos fenos é algo que ocorre em 1 em cada 8 europeus e é, portanto, muito comum. Contudo, não é claro para todos o que é a febre dos fenos e o que as pessoas podem fazer em relação a ela. Neste texto, vamos analisar mais de perto a febre dos fenos. O que é a febre dos fenos? O que pode fazer uma pessoa que sofre de febre dos fenos e que sintomas estão associados a uma forma típica de febre dos fenos?

O que é a febre dos fenos?

A febre dos fenos soa como uma febre, mas não é. A febre não tem essencialmente nada a ver com a febre dos fenos. Não é sequer um sintoma da doença. O nome febre do feno foi inventado por um médico inglês. Ele reconheceu que as pessoas na época do feno sofriam de um certo tipo de febre. Então também não tem nada a ver com feno. A febre dos fenos é uma alergia. A fim de podermos compreender bem a febre dos fenos, vamos primeiro ver o que significa exactamente uma alergia. Uma alergia é uma reacção imunitária do corpo. O organismo reconhece uma determinada substância (alergénio) que não é bem-vinda no organismo e, de acordo com o organismo, pode até causar danos. O corpo não tem que reagir a isto porque é claro que não pode fazer nenhum mal, mas mesmo assim o corpo não se apercebe disso. Ainda há muito desconhecido sobre as alergias e por que elas ocorrem, mas ainda é um problema que afeta cerca de um quarto da população mundial. O sistema imunitário tem certas reacções à sua disposição para combater os intrusos. Estas reacções são os sintomas da doença que iremos descrever mais tarde. A alergia pode ter alguém para coisas diferentes onde a febre dos fenos é uma delas. Por exemplo, também é possível ser alérgico a ácaros domésticos, a gatos ou a uma picada de vespa.

A febre dos fenos é uma alergia ao pólen. Não importa de que plantas, árvores ou flores vem este pólen, cada tipo de pólen activa um sistema imunitário no organismo que mostra os sintomas alérgicos. As queixas causadas pela alergia parecem, na maioria dos casos, constipações, embora, claro, possam ser diferentes para todos. Pode ser que alguém se livre dele depois de alguns dias, por exemplo, e outras pessoas possam sofrer durante semanas. É claro que a alergia é mais comum na Primavera e no Verão, quando a maioria das plantas espalha o seu pólen ou pólen. Isto é para reproduzir. A alergia tem sintomas diferentes, vamos ver os sintomas de que as pessoas sofrem quando têm febre dos fenos.

Os sintomas da febre dos fenos

Como já assinalámos, os sintomas associados à febre dos fenos são semelhantes a uma constipação, mas de uma forma diferente. Um dos sintomas mais comuns é o espirro frequente. O pólen penetra pelo nosso nariz e irrita as membranas mucosas. As membranas mucosas dão uma reacção que consistirá em espirros. Irritar as membranas mucosas também provoca outras reacções irritantes. Também faz comichão nos olhos. Com algumas pessoas é tão mau que os olhos até começam a chorar e a irritar. Este é também um sintoma comum da febre do feno. Os olhos não são os únicos lugares que podem começar a ter comichão. Característica da febre do feno é também a comichão na garganta e no nariz. Também o palato pode começar a ter comichão devido à febre dos fenos. É sensato não arranhar esta comichão. A comichão também é causada pelo pólen que irrita. Os dedos e as mãos têm muitas vezes pólen durante este período, o que faz com que a comichão se agrave. Outro sintoma é o bem conhecido nariz a pingar. A irritação do pólen nas mucosas também provoca um corrimento nasal. O nariz a pingar, por outro lado, muitas vezes não dura tanto tempo como o nariz a pingar em caso de constipação, porque é causado por um vírus que muitas vezes é um pouco mais persistente do que o pólen. O corpo produz mais muco como resultado da reacção alérgica. Este muco também acaba na garganta, fazendo com que as pessoas queiram tossir este muco. Tossir e ter uma dor de garganta também é algo que incomoda as pessoas com febre dos fenos. Algo que é menos comum é a falta de ar. Como as vias respiratórias das pessoas ficam inflamadas pela febre dos fenos, pode ocorrer falta de ar. Estes sintomas causam mais dificuldade em respirar, o que causa falta de ar. O cansaço também é algo que não acontece com todas as pessoas, mas pode certamente ser um sintoma de febre do feno. É preciso muito esforço para usar o seu sistema imunitário. Naturalmente, isto também se deve certamente ao estado do corpo em que um corpo com menos condição fica mais pesado do que um corpo com melhor condição. Apesar de não se saber muito sobre alergias, existem muitos remédios que uma pessoa pode usar contra a febre do feno.

Medicamentos para a febre dos fenos

Existem diferentes tipos de medicamentos que uma pessoa pode tomar em caso de febre dos fenos. A força da medicação depende da reacção do corpo à alergia e da frequência com que uma pessoa sofre com ela. Vamos dar uma olhada em diferentes tipos de medicamentos e o que este medicamento faz ao seu corpo. Também vamos analisar a razão pela qual certos medicamentos podem ser bons ou não bons para si.

Desloratadine

Para algumas pessoas é para que sofram pelo menos a alergia e mesmo ocasionalmente sofram com ela. Para estas pessoas o Desloratadine é o melhor para usar. A desloratadina contém anti-histamínico. Estes inibem a reacção da histamina. A histamina é uma substância que é libertada quando alguém sofre de uma alergia. A histamina causa comichão no nariz, garganta e olhos. O anti-histamínico actua contra esta substância que causa comichão e pode, portanto, certamente ajudar contra os sintomas da febre dos fenos. O anti-histamínico está disponível, por exemplo, em spray nasal ou comprimidos. O medicamento não tem de ser tomado diariamente, mas apenas quando alguém espera ter uma reacção alérgica ou já está a sofrer da reacção.

Telfast

O mesmo tipo de medicamento é o Telfast. Telfast tem como ingrediente activo Fexofenadina. A substância Fexofenadina está lá para inibir os sintomas de alergia e a reação inflamatória, de modo que alguém sofre muito menos com a febre dos fenos. Os sintomas também diminuirão quando você tiver tomado a medicação.

Dymista

Para as pessoas que sofrem mais frequentemente de febre dos fenos, ou que têm uma forma mais pesada de febre dos fenos, há algo mais. Nomeadamente anti-inflamatórios. Estes são chamados corticosteróides. Dymista contém anti-inflamatórios (fluticasona), bem como anti-histamínicos (azelastina). Os anti-inflamatórios garantem que uma inflamação seja retardada e que as células tenham menos probabilidade de atrair outras células. Isto também abranda os sintomas da febre do feno. Os inibidores de inflamação devem ser tomados por um período de tempo mais longo para ter a chance de que realmente funcionem. O anti-histamínico, por sua vez, faz com que os sintomas da febre do feno diminuam e diminuam com o tempo.

Dicas para pessoas com febre dos fenos

Há vários conselhos que você pode seguir para sofrer o mínimo possível da febre do feno. A primeira é ficar lá dentro nos dias em que o sol brilha e é muito ventoso ficar lá dentro. O pólen está mais comumente disperso nestes dias. É melhor manter as janelas fechadas nestes dias porque o pólen também pode entrar, claro. É melhor deixar a roupa secar por dentro porque o pólen também pode entrar na roupa. Isto vai dar-lhe a mesma reacção alérgica. Cortar a relva é algo que se deve deixar outra pessoa fazer. Isto também liberta muito pólen. Quando a relva for cortada por si, notará que o pólen desta relva pode entrar na sua roupa, mas claro que também directamente nos seus olhos. Por este motivo, é melhor deixar isto para outra pessoa. Finalmente, é uma boa ideia usar óculos escuros no exterior. Se tiveres mesmo de ir lá fora em dias de calor e vento, os óculos de sol podem conter muito pólen para ti. Também uma tampa de boca que cai sobre sua boca e nariz ou um lenço que você pode usar sobre eles pode parar muito do pólen e garantir que a reação não seja muito ruim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Adicionar ao carrinho